Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O computador vai substituir o professor?


A sociedade atual está mais dinâmica em relação a comunicação, pois atualmente temos a internet como  a segunda fonte de comunicação, superada até o momento pela televisão. 
Pela expectativa de desenvolvimento diário de aplicativos de computador ou de aparelhos que podem ser usados de qualquer lugar do mundo, desde que esteja disponível um canal de internet e nos quais, através do seu uso, se poderá manter os compromissos em dia, seja: apresentar uma aula ou interagir diretamente com o aluno, dar um depoimento judicial de longa distância ou simplesmente verificar as contas bancárias, interagir com familiares de qualquer ponto do mundo, diminuindo as distâncias entre as pessoas, fazendo com que haja uma interação entre estas e assim, também que possa haver uma integração e uma cooperação entre os povos de forma dinâmica, direta, momentânea, resolvendo diversos tipos de problemas rapidamente através do encurtamento de distâncias, seja entrosando ou simplesmente mantendo situações para que possam ser resolvidas mais tarde.
Esta seria uma sociedade de conhecimento e não de informação, pois através da rede podemos esclarecer rapidamente diversas dúvidas ou mesmo aprender como fazer certas coisas que antes não teríamos acesso tão facilmente.
Certamente que o uso do computador será um grande auxiliar para o professor, mas não deverá substituí-lo se este souber como aproveitá-lo sendo um auxiliar em suas aulas, já que  têm, contidas nele, as possibilidades de fazer com que façamos uma aula agradável e dinâmica para nossos alunos. Se o professor usar o computador como um instrumento de melhoria de suas aulas, deixando de lado coisas básicas como repetições e aquele ensino antigo, onde éramos mestres detentores absolutos do conhecimento, certamente que o computador será um excelente auxiliar em nossa tarefa de ensinar e também de aprender, já que nossos alunos estão bastante evoluídos em termos de mídias digitais.
Quando falamos em internet, lembramos de que ali podemos encontrar quase tudo o que buscamos, pois possui um acervo grande de endereços e assuntos que podemos pesquisar; mas quase sempre esquecemos que também podemos depositar nossa contribuição para que outras pessoas usufruam de nossos conhecimentos.   Esquecemos que a rede está ali não somente para nos servirmos dela, mas também que ela espera que cada um faça sua parte individualmente, ou seja, que tenhamos uma consciência cooperativa, portanto, podemos e devemos postar ali nossa contribuição, pois alguém poderá se beneficiar de nossos conhecimentos. Cooperar e não somente interagir faria com que aumentassem as possibilidades de todos adquirirem maiores possibilidades de aumentar  seus conhecimentos.
            Atualmente o professor está ainda engatinhando quando falamos em termos de uso de novas mídias na educação, pois as novas tecnologias que aí estão e as que estão sendo renovadas dia a dia, precisam entrar mais e participar ativamente da vida do professor, já que precisamos trabalhar longas jornadas e quase não nos sobra tempo para aprendermos como nossos alunos que vivem em função de novas descobertas e de aparelhos modernos que sequer conhecemos, ou quando muito sabemos o nome, ou mesmo para reaprendermos o pouco que sabemos, já que para usarmos o novo, precisamos praticar diariamente, que é o que nossos jovens alunos fazem. Isto justificando a falta de aplicação de novas mídias na educação.   Mas se o professor quiser evoluir em seu aprendizado e na transmissão do conhecimento, ele deve tentar, junto com os alunos, construir um novo modelo de aula, de usar novas metodologias, de forma a dar e receber conhecimento e não ser somente servir como um transmissor de informação, despertando nos seus alunos a vontade de aprender e de progredir.
Vimos assim que a palavra chave chama-se cooperação e que se a colocarmos em prática jamais seremos substituídos. Devemos aceitar que somos incompletos e que cada ser possui  habilidades  diferentes que podem ser úteis a muitas outras pessoas e que se as compartilharmos, todos sairemos ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sujeito a avaliação pelo moderador.