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quinta-feira, 14 de junho de 2012

Refletindo sobre a leitura e escrita digital 



A facilidade na correção do erro é um dos ganhos na escrita digital e quanto à leitura seria a de poder ler e reler sem ter que ficar folheando páginas, somente digitando o nº da página que queremos ler novamente, isto, se for texto em PDF; podemos também retirar trechos de um texto para o outro e acessar diversos textos ao mesmo tempo  ou ainda acessar duas partes de um mesmo texto na mesma janela; podemos também direcionar um texto para outro através de um  hiperlink, ou ainda direcionando para o início ou para o final do mesmo.
Como perda, podemos considerar a falta da habilidade na escrita manuscrita, pois passa a existir  a falta da coordenação motora, do exercício do raciocínio e pela facilidade de acesso a informações prontas, onde simplesmente é mais cômodo copiar e colar textos prontos, sem ter que parar para pensar e fazer.
Podemos tentar minimizar as falhas através da conscientização do aluno desde a mais tenra idade, estimulando-o a realizar suas próprias tarefas, utilizando a rede somente como fonte de pesquisa e como base inicial para seus trabalhos, sejam eles de pesquisa ou mesmo para postar suas próprias criações autorais.
Sempre haverá um ganho ou uma perda, dependendo de como for a orientação recebida pelo aluno ou mesmo da forma como este houver tido sua orientação doméstica, fator este que não pode ser esquecido pelos educadores, pois o educador orienta o trabalho, mas a forma como o aluno irá se portar frente ao uso das facilidades propiciadas pela internet e pelas ferramentas disponíveis, está diretamente ligada à educação recebida em casa.
Aos educadores caberá a árdua tarefa de mostrar ao aluno que a originalidade do seu trabalho ser-lhe-á muito mais valiosa do que se ele apresentar uma obra somente plagiada, pois terá perda não somente de notas, mas dos valores adquiridos através da busca do conhecimento e do desenvolvimento mental advindo da aquisição de novas descobertas, aumentando seu nível cultural e intelectual e expandindo suas possibilidades atuais e futuras.
Desta forma, faz-se necessário a formação de educadores investidos da capacidade de inserir uma consciência digital no aluno, não somente como investimento atual, mas também como forma de potencializar o uso da internet e das facilidades propiciadas por esta, nos mais jovens, que ainda não possuem a noção do certo ou errado, ou de direcionar novos usuários, independente da idade, tanto do computador quanto da internet como fonte de conhecimento, de trabalho ou de comunicação.

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